4 de Maio de 2017

Currículo

CURRÍCULO DO ARQUITETO TITULAR ÁLCIO MOTA

FORMAÇÃO – Arquiteto, Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1988

CAU-BR – A16254-0

CARGO – Diretor, Arquiteto Sênior, Gerente de Projetos e de Empreendimentos

IDIOMAS – Português, Inglês, Espanhol

ESPECIALIDADES

Projetos de arquitetura, urbanismo, infraestrutura, drenagem e de instalações hidrossanitárias. Gerenciamento e coordenação técnica de projetos e de obras.

HABILIDADES EM INFORMÁTICA

AutoCad, Revit, 3DStudio Max, Fusion 360, MS Office, WordPress, CorelDraw, Corel Photo-Paint.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Estudos preliminares; projetos conceituais; planos diretores; projetos básicos; projetos detalhados; orçamentos para obras civis; contatos com clientes e comercialização de contratos; gerenciamento e coordenação de projetos e de obras; desenvolvimento de estudos, análises e estimativas técnico-econômicas.

EXPERIÊNCIA NA MÓDULO A – ARQUITETURA E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS LTDA

Sócio fundador da Módulo A, empresa constituída em agosto de 2016, para atuação nos mercados industrial, corporativo, imobiliário e de comércio e serviços, com foco em projetos de edificações e gestão de empreendimentos.

2020

Consultoria para melhorias na sede da Cooperativa Novos Horizontes, em Porto Alegre, RS, habilitando-a como fornecedora de grande rede de lojas de vestuário, perfazendo uma área aproximada de 120m2.

Consultoria para melhorias na sede da Cooperativa Justa Trama/Univens, em Porto Alegre, RS, habilitando-a como fornecedora de grande rede de lojas de vestuário, perfazendo uma área aproximada de 250m2.

Plano diretor para implantação de unidades de reciclagem de EPS, tecidos e óleo de cozinha no CEA – Centro de Educação Ambiental, em Porto Alegre, RS, perfazendo uma área aproximada de 5.300m2.  

Projeto Legal para adequação de layout, fluxos de produção e acessibilidade da Exatech Indústria e Comércio, em Porto Alegre, RS, perfazendo uma área aproximada de 1.550m2, realizado em parceria com a engenheira Adriana Gualdi.

2019

Projeto conceitual para a nova sede da O2B Contabilidade, em Porto Alegre, RS.

Projeto básico para complexo de módulos de aluguel em contêineres, pertencente à Gráfica JB, em São Francisco de Paula, RS.

Projeto básico/conceitual para casa de shows musicais/restaurante em São Francisco de Paula, RS, perfazendo uma área construída aproximada de 600m2.

2018

Estudo para Salas Limpas de Validação de Produtos Médicos, segundo o regulamento da ANVISA e as boas práticas de fabricação (BPF), perfazendo uma área construída aproximada de 350m2, realizado em parceria com a engenheira Adriana Gualdi.

Projetos básicos de arquitetura e hidrossanitário, bem como estimativa de custo de construção para reforma e adequação do novo prédio do almoxarifado central da TBG-Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil, realizado para a EPC Engenharia, em Hortolândia, SP, perfazendo uma área construída aproximada de 2.000m2, em parceria com o arquiteto Rafael Pinheiro.

Projetos de arquitetura legal e executivo para a ampliação da fábrica da John Deere Brasil, realizado para a Cótica Engenharia e Construções, em Montenegro, RS, perfazendo uma área construída aproximada de 7.000m2, em parceria com o arquiteto Rafael Pinheiro.

Projeto do sistema de drenagem pluvial para a ampliação da fábrica da John Deere Brasil, realizado para a Cótica Engenharia e Construções, em Montenegro, RS, perfazendo uma área aproximada de 9.500m2.

Projeto do sistema de drenagem pluvial para a ampliação da fábrica da Reydel Automotive, realizado para a Cótica Engenharia e Construções, no condomínio da General Motors, em Gravataí, RS.

Estudo arquitetônico preliminar para complexo artístico-cultural, composto por palco, solarium e rua coberta, no setor sul da Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, RS.

2017

Verificação do dimensionamento do sistema de drenagem pluvial do prédio da Planta 03 da Gestamp, realizado para a Cótica Engenharia e Construções, no condomínio da General Motors, em Gravataí, RS.

Projeto detalhado para a nova sede da Proaccounting Consultoria Contábil, em Porto Alegre, RS.

Projeto Legal para inclusão de duas novas linhas de produção na Biocore Tecnologia, com adequações de layout e de mobiliário técnico, em Canoas, RS, perfazendo uma área aproximada de 1.440m2, realizado em parceria com a engenheira Adriana Gualdi.

2016

Projetos Básico, Legal e Detalhado de edifício de apartamentos para a Construtora Motta e Marcadella Ltda, Rua Honório Silveira Dias, Porto Alegre, RS. Primeiro projeto da nova empresa, realizado em parceria com o arquiteto Jefferson Lanes.

1989 a 2015

Paralelamente às atividades na área de projetos industriais, foram desenvolvidos projetos nas áreas residencial e de comércio e serviços, destacando-se os seguintes.

  • 2014-2015 – Casa Verde, São Francisco de Paula, RS, em parceria com o arquiteto Jefferson Lanes; 
  • 2011-2012 – Reforma/ampliação casa Cidade de Carvalho, Porto Alegre, RS;
  • 2005 – Casa Elias-Mota, São Francisco de Paula, RS;
  • 2001-2002 – Casa Kuhl, Porto Alegre, RS;
  • 2000-2001 – Casa Furquim, Porto Alegre, RS;
  • 1999-2000 – Escritório da Innova, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto José Kober;
  • 1999 – Projeto Básico do Centro de Manutenção do Metrô, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto José Kober;
  • 1996 – Projeto Conceitual/Básico do Hotel “El Cadillal”, San Miguel de Tucumán, Argentina, em parceria com o arquiteto Guilherme Takeda;
  • 1995 – Projeto Básico de edifício de apartamentos para a construtora Construtiva Ltda, Canoas, RS;
  • 1991 – Projeto da Sede Social do Clube de Funcionários da Petrobras, Canoas, RS, em parceria com o arquiteto Júlio Miranda;
  • 1990 – Casa Baldasso, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto Júlio Miranda;
  • 1989 – Quadras de squash Carlos Dementschuk, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto Júlio Miranda;
  • 1989 – Boutique Rosana Fetter, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto Júlio Miranda;
  • 1989 – Boutique Cleusa Campos, Porto Alegre, RS, em parceria com o arquiteto Júlio Miranda;
  • 1989 – Casa José Carlos Ferreira, Porto Alegre, RS.

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

Empresa: JPPA GERENCIAMENTO E PROJETOS LTDA

Cargo: Diretor de Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: Sócio

Período: 01/12/1993 (fundação) até 31/07/2016, quando alienada sua parte da sociedade.

Principais projetos em que atuou:

2016

SSM MINERAÇÃO

Gerenciamento das atividades de planejamento e de análise, comentários e aprovação de projetos executivos realizados pro terceiros para implantação da Mina do Seival, em Candiota, RS.

2015-2016

BRASKEM PP1/PP2 E PE5

Gerenciamento do contrato “guarda-chuva” e coordenação técnica, envolvendo projetos de melhorias operacionais nas unidades PP1/PP2 e PE5 da Braskem, Triunfo, RS.

2013-2015

TBG-TRANSPORTADORA BRASILEIRA GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL

Gerenciamento do contrato “guarda-chuva” e coordenação técnica, envolvendo projetos de melhorias operacionais em todas as estações do Gasoduto Bolívia-Brasil.

Projetos básicos e detalhados de arquitetura e implantação civil em diversas estações de compressão de gás natural, estações de medição e pontos de entrega (ECOMPs, EMOPs e PEs), incluindo o projetos de modernização da Estação de Compressão de Siderópolis, do Ponto de Entrega TIPO IV Padrão e das Novas Estações de Compressão do Trecho Sul.

2014-2015

PRUMO LOGÍSTICA GLOBAL (ANTIGA LLX)

Projeto detalhado de arquitetura e implantação civil para o sistema de transbordo ship-to-ship do Terminal de Petróleo TPET I, incluindo casa de controle, subestações e casas de apoio operacional, situados no Píer do Superporto do Açu, em São João da Barra, RJ.

FEED de arquitetura e implantação civil para o sistema de transbordo dos Terminais de Petróleo TPET I e TPET II, incluindo casas de controle, subestações e casas de apoio operacional, situados no Píer do Superporto do Açu, em São João da Barra, RJ.

2013

INTERSURGICAL

Gerenciamento do contrato, coordenação técnica e projeto básico de arquitetura para a fábrica de sistemas cirúrgicos de respiração, em Osório, RS.

LLX / TERMINAL DE PETRÓLEO DO SUPERPORTO DO AÇU

Gerenciamento do contrato e coordenação técnica dos projetos básicos modificados para a implantação antecipada do sistema de transbordo do Terminal de Petróleo-TPET I, situado no Píer do Superporto do Açu, em São João da Barra, RJ.

2012-2013

UTC / “OFF-SITES” DA UGH DA REFAP

Projetos de arquitetura e drenagem para as instalações “off-sites” necessárias à implantação da nova UGH da Petrobras / Refinaria Alberto Pasqualini – Refap, em Canoas, RS. Projeto elaborado dentro de contrato EPC da empresa UTC com a Petrobras.

2011-2012

LLX / UTP E TERMINAIS DE PETRÓLEO DO SUPERPORTO DO AÇU

Gerenciamento do contrato e coordenação técnica dos projetos básicos completos de Arquitetura, Drenagem, Estruturas, Processo, Tubulações, Mecânica, Eletricidade, Automação e SCPCI para a Unidade de Tratamento de Petróleo-UTP e para os Terminais de Petróleo-TPETs I e II, situados no Píer do Superporto do Açu, em São João da Barra, RJ.

Projetos básicos completos de Arquitetura e Drenagem para os prédios de apoio e administrativos da Unidade de Tratamento de Petróleo-UTP e para os Terminais de Petróleo-TPETs I e II, em São João da Barra, RJ.

Projetos básicos de Arquitetura da Casa de Controle, Centro de Resposta a Emergências (CRE) e Subestação do Terminal de Transbordo, em São João da Barra, RJ.

Plano Diretor do Terminal Sul (derivados de petróleo e químicos), em São João da Barra, RJ.

2010-2011

LLX / UTP DO SUPERPORTO DO AÇU

Gerenciamento do contrato e coordenação técnica dos projetos básicos para aprovação na ANP de Arquitetura, Drenagem, Estruturas, Processo, Tubulações, Mecânica, Eletricidade, Automação e SCPCI para a Unidade de Tratamento de Petróleo-UTP do Superporto do Açu, em São João da Barra, RJ.

Projetos básicos de Arquitetura dos prédios administrativos e de apoio operacional da UTP, em São João da Barra, RJ.

2009-2010

VALE / CIA DE ALUMINA DO PARÁ-CAP

Gerenciamento do contrato e coordenação técnica dos projetos básicos e detalhados de Arquitetura, Comunicação Visual, Paisagismo, Instalações Hidrossanitárias, Drenagem, Estruturas, Instalações Elétricas, VAC, Utilidades e SPCI dos prédios administrativos e de apoio operacional da CAP, em Barcarena, PA.

Projetos básicos e detalhados de Arquitetura, Comunicação Visual e Paisagismo dos prédios administrativos e de apoio operacional da CAP, em Barcarena, PA.

2008-2009

PETROBRAS / TRANSPETRO

Projetos de arquitetura, urbanismo e implantação Civil para a Nova Estação de Compressão de Gás Natural no Terminal de Cabiúnas, em Macaé, RJ, compreendendo os prédios da Subestação, Edifício dos Compressores de Gás, Edifício dos Compressores de Ar e Sala dos Operadores, Plano Diretor da Unidade e Sistema de Drenagem.

2007-2013

BRASKEM – PP1/PP2/PE4/PE5

Projetos de arquitetura e instalações hidrossanitárias para ampliação e reforma de diversos prédios, entre eles: Restaurantes, Salas de Controle, Postos Médicos e Vestiários, em Triunfo, RS.

2003-2009

PETROBRAS / TRANSPETRO

Gerenciamento e coordenação técnica de dois contratos “guarda-chuva” com a Petrobras/Engenharia/IETR/PS para projetos e assistência técnica no âmbito do CMRS e CMSCPR, envolvendo cerca de 200 autorizações de serviços de projeto (ASs).

Projetos de arquitetura, urbanismo e implantação civil para diversos prédios e unidades da Transpetro nos Terminais Aquaviários da Região Sul, entre eles: Novo Píer de Inflamáveis e Novas Casas de Bombas do Terminal de Paranaguá, PR; Centro de Defesa Ambiental de Itajaí, SC; Novas Casas de Bombas e Prédio do Gerador do Terminal de Rio Grande, RS.

2005-2006

PETROBRAS / REPAR

Projetos básicos para o canteiro de obras da GV e para a reforma dos escritórios da IERP.

2005

BRASKEM – PP1

Projetos detalhados e básicos de arquitetura e sistemas de drenagem para SPs diversas.

2003

ZSCHIMMER & SCHWARZ DO BRASIL

Projeto do sistema de drenagem contaminada para a nova fábrica em São Leopoldo, RS.

2002-2003

BUNGE ALIMENTOS

Projeto de arquitetura para os prédios da unidade de processo do projeto Sigma: Proteína Isolada III, Blendagem/Envase, Armazém e Utilidades.

TRANSPETRO

Projeto detalhado de arquitetura para Monitoração de Dutos e Terminais RS, incluindo os terminais de Tramandaí (Tedut), de Rio Grande (Terig), Refap e Copesul.

2002

OPP / ULBRA

Gerenciamento do contrato, coordenação técnica, e projeto de arquitetura e urbanismo para o Laboratório de Análises e Operações Unitárias – CATPRO, no campus da Ulbra, em Canoas, RS, incluindo os laboratórios de análises e de operações unitárias, subestação, central de geração de vapor, central de gases, depósito de inflamáveis e outros prédios de apoio, plano diretor, sistema de drenagem e instalações hidrossanitárias.

2001-2002

TRANSPETRO

Projeto básico de arquitetura e drenagem para o Programa de Desgargalamento e Melhorias Operacionais dos terminais de Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande.

2001

PETROBRAS / REFAP

Projetos detalhados de arquitetura e drenagem para as instalações “off-sites” da Segunda Expansão da Refap.

DURATEX / DECA – SEGUNDA AMPLIAÇÃO CS3

Gerenciamento do contrato, coordenação técnica e projeto detalhado de arquitetura para a segunda ampliação da fábrica de Cerâmica Sanitária CS3, em São Leopoldo, RS.

2000 – 2001

TRANSPETRO

Projeto básico de arquitetura para Monitoração de Dutos e Terminais RS, incluindo os terminais de Tramandaí (Tedut), de Rio Grande (Terig),  Refap e Copesul.

Projeto detalhado de arquitetura para Monitoração de Dutos para as Cias. junto à Refap.

Projeto básico de implantação e drenagem para a nova tancagem de óleo combustível marítimo (Ocmar) no terminal de Rio Grande (Terig).

DELPHI AUTOMOTIVE SYSTEMS

Gerenciamento das obras de adaptação e infra-estrutura da nova unidade Porto Alegre – Delplhi Saginaw.

2000

PETROQUÍMICA TRIUNFO

Projeto básico de implantação e drenagem para a tancagem de eteno e nova tocha.

1999

GERDAU RIOGRANDENSE – “PEX”

Projeto básico de arquitetura, urbanismo e drenagem para a Nova Aciaria e edifícios de apoio, com capacidade de expansão da produção de aço em 600.000 t/ano, em Sapucaia do Sul, RS, incluindo o prédio da aciaria, subestações e outros edifícios de apoio, plano diretor e sistema de drenagem.

1998

PETROBRAS / REFAP – “OFF-SITES” DA SEGUNDA AMPLIAÇÃO

Projetos básicos de arquitetura de todas as edificações de apoio (subestações; compressores; casa de força; etc.).

Projeto básico de ampliação e modificação do sistema de drenagem e segregação de efluentes.

1997-1998

CEVAL / SANTISTA – PROJETO “DELTA”

Projeto detalhado de arquitetura, urbanização e drenagem para a nova unidade de Proteína Isolada, incluindo edifício de processo, blendagem, armazém e edifícios de apoio, em Esteio, RS.

1996-1997

DURATEX / DECA – AMPLIAÇÃO CS3

Gerenciamento de projetos e projeto detalhado de arquitetura para a ampliação da fábrica de Cerâmica Sanitária CS3, incluindo edifício de produção, restaurante, vestiários, subest. e outros edifícios de apoio, em São Leopoldo, RS.

1996

PETROQUÍMICA TRIUNFO

Projeto detalhado de arquitetura e instalações sanitárias para a nova sala de controle, em Triunfo, RS.

1995-1996

IPIRANGA PETROQUÍMICA – X-090

Gerenciamento de obras e projeto detalhado de arquitetura, urbanização e drenagem para ampliação da fábrica de PEAD para 110.000 t/ano, incluindo edifício de extrusão, tocha, compressores e outros edifícios de apoio, em Triunfo, RS.

1995

DURATEX / DECA – CS4

Projeto básico de arquitetura e urbanização para a fábrica de Cerâmica Sanitária CS4, no município de Pilar, Argentina, incluindo edifício de produção, restaurante, vestiários, subestação e outros edifícios de apoio e plano diretor.

Gerenciamento do projeto detalhado realizado em Buenos Aires, Argentina.

1994

PETROBRAS / REFAP

Fiscalização das obras de reforma dos pulsators, oficina de manutenção, mecânica e de outras edificações em Canoas, RS.

BAYER

Projeto detalhado de arquitetura para a ampliação da capacidade produtiva do laboratório de produção de vacinas em Porto Alegre, RS.

Empresa: JAAKKO PÖYRY ENGENHARIA LTDA

Cargo: Arquiteto e líder da disciplina de Arquitetura e Civil de 01/1989 até 11/1993 – Projetista de Arquitetura e Civil de 06/1987 até 12/1988

Vínculo: CLT

Período: 06/1987 até 11/1993, quando a empresa encerrou suas atividades.

Principais projetos em que atuou:

1993

AÇOS FINOS PIRATINI

Coordenação técnica dos projetos estruturais para o refino secundário VD/VOD e do lingotamento contínuo.

1991-1992

REFAP

Projeto detalhado de arquitetura e assistência à construção da Casa de Controle Centralizado (atual CIC).

1990-1991

RAFISA S/A

Projeto detalhado de arquitetura e urbanização para a fábrica de embalagens, incluindo edifício de produção, administração, refeitório e outros edifícios de apoio, plano diretor e sistema de drenagem, em Araguaína, TO.

1990

RIOCELL

Projeto detalhado de arquitetura e drenagem para ampliação do edifício de turbo-geradores, em Guaíba, RS.

1989-1990

PPH

Projeto detalhado de arquitetura, urbanização e drenagem para ampliação para 110.000 t/ano de PEAD, incluindo prédios de extrusão, granulação, armazém, laboratório de pesquisa e desenvolvimento, subestações e outros edifícios de apoio, em Triunfo, RS.

1988-1989

POLISUL (IPIRANGA PETROQUÍMICA) – X-063

Projeto detalhado de arquitetura, urbanização e drenagem para duplicação da fábrica de PEBD, incluindo prédios de extrusão, compressores, subestações e outros edifícios de apoio, em Triunfo, RS.

Empresa: CETENGE ENGENHARIA DE PROJETOS LTDA

Cargo: Desenhista e Projetista de Arquitetura, Implantação Civil e Instalações de Ar Condicionado e Ventilação

Vínculo: CLT

Período: 01/1980 até 06/1987, quando a empresa foi adquirida pela Jaakko Pöyry Engenharia Ltda.

Atividades desenvolvidas:

  • Desenvolvimento de projetos básicos e detalhados de edificações de apoio para instalações industriais e de edifícios industriais.

Principais projetos em que atuou:

PETROQUÍMICA TRIUNFO

Projetos detalhados de arquitetura, urbanização, instalações sanitárias dos edifícios da área administrativa (administração, posto médico, segurança industrial, oficinas, laboratório, restaurante, etc.), em Triunfo, RS.

PETROFLEX

Projetos detalhados de “underground”, drenagem e sistema viário, em Triunfo, RS.

Projetos detalhados de ar condicionado e ventilação dos edifícios da área administrativa, em Triunfo, RS.

COPESUL

Projetos detalhados de “underground”, drenagem e tubulações de utilidades da área administrativa, em Triunfo, RS.

Projetos detalhados de ar condicionado e ventilação dos edifícios da área administrativa, em Triunfo, RS.

POLIOLEFINAS

Projetos detalhados de ar condicionado e ventilação dos edifícios da área administrativa, em Triunfo, RS.