14 de setembro de 2017

Arquitetura contra incêndio

Preocupada com as recentes tragédias causadas por incêndios em edificações, tais como a da boate Kiss, em Santa Maria, e a do edifício Grenfell Tower, em Londres, a Módulo A desenvolveu um estudo de medidas passivas a serem adotadas no projeto e construção de edifícios, independentes das instalações de combate a incêndio obrigatórias a serem implantadas.

Deixando mais clara a diferença entre as medidas ativas e passivas de segurança contra incêndio:

  • Sistema de segurança contra incêndios ativo – é composto por todas as instalações que requerem alguma forma de energia para acionamento, de forma automática ou manual. São os subsistemas de detecção e alarme, iluminação e sinalização de emergência, extintores, chuveiros de emergência, hidrantes, etc. Dizem respeito às instalações que são agregadas à edificação. MEDIDAS DE COMBATE.

  • Sistema de segurança contra incêndios passivo – é conjunto de medidas arquitetônicas e estruturais que tornam o edifício mais seguro, sem necessidade de energia ou da interferência humana, tais como estruturas estáveis, materiais não combustíveis ou protegidos, rotas de fuga e saídas adequadas, compartimentação, etc. MEDIDAS DE RESISTÊNCIA.

A ideia é projetar-se e construir-se EDIFÍCIOS MAIS SEGUROS, tendo-se como benefícios imediatos:

  • A preservação da vida humana;
  • A redução de prejuízos aos patrimônios material, histórico-artístico e ambiental, locais e adjacentes;
  • A redução dos prejuízos sociais, com a destruição das habitações e dos meios de produção;
  • A redução de valores de prêmios de seguros ou mesmo a viabilização de realização de seguros.

Desta forma, a Módulo A está empenhada em implementar em seu projetos Medidas Passivas de Segurança Contra Incêndio em Edificações. Estas medidas são compostas por especificações de materiais, soluções construtivas e layouts adequados à mitigação da propagação e resistência ao fogo, à evacuação segura das pessoas e à facilitação do combate eficaz ao incêndio.

A Módulo A disponibiliza também aos interessados palestras e workshops sobre o assunto, bem como a avaliação técnica de projetos de terceiros sob o enfoque de segurança passiva contra incêndios. Entre em contato para maiores informações e solicite uma proposta.